fbpx

Indicadores de gestão essenciais para uma indústria de vestuário

Indicadores de Gestão. Para que a indústria do vestuário seja mais produtiva possível, alguns indicadores de gestão essenciais devem ser adotados. Descubra aqui quais são.

Para que uma indústria tenha um bom rendimento, é preciso que seus gestores tenham boas métricas e indicadores para melhorar o seu processo decisório.

Com à indústria do vestuário não é diferente. É preciso ter indicadores que mostrem como à indústria está se desenvolvendo, quais aspectos precisam ser melhorados e quais estão funcionando bem, dentre outros.

Indicadores são métricas, dados, informações que mostram o nível de produtividade, de inatividade, e diversos outros dados que revelam se à indústria está atingindo seus objetivos.

Um indicador eficaz é aquele que se adapta à indústria à qual está relacionado, fornecendo informações relevantes para a tomada de decisão.

Confira abaixo os indicadores mais importantes para uma indústria de vestuário

Os indicadores de gestão para uma indústria de vestuário podem ser classificados de diferentes formas.

Dentre eles, podemos encontrar os indicadores financeiros, indicadores de chão de fábrica ou de linha de produção, os de vendas e de marketing.

À indústria do vestuário exige um conjunto de indicadores completo que leve em consideração as suas especificidades, suas variações (por estação, por exemplo), além de suas características e riscos específicos.

Separamos alguns dos indicadores essenciais para à indústria de vestuário considerando os mais diversos setores que o compõem.

Confira abaixo quais são esses indicadores.

1. Produtividade por hora do colaborador

Para indústrias de vestuário em que os equipamentos sejam manuseados por colaboradores, é preciso saber quanto está se produzindo por hora.

Com esse indicador, não só é possível identificar problemas de recursos humanos em determinados setores, mas também é possível entender as limitações de produtividade da indústria.

Geralmente, esse índice é feito pela quantidade de peças produzidas por colaborador em um determinado período de tempo, mas também pode-se calcular as horas trabalhadas.

2. Tempo de inatividade

É muito importante saber quanto tempo os equipamentos estão ficando parados e o porquê.

Esse indicador revela o retorno de investimentos em equipamentos, ou seja, se eles estão sendo produtivos ou não, além de revelar as perdas por falhas em equipamentos.

Sobretudo em indústrias de vestuário, que são bem dinâmicas, não se pode ter equipamentos ociosos.

3. Quantidade de falhas de produção

Esse indicador revela quantos itens foram devolvidos ou sequer saíram da indústria devido a falhas ou à baixa qualidade do produto.

É um indicador fundamental para saber como as peças de vestuário produzidas podem ser melhoradas ou onde há problemas na indústria em questão, corrigindo-se falhas para evitar a perda de produtos e o desperdício.

4. Prazos de recebimento e pagamento

Esse é um indicador financeiro muito importante para à indústria do vestuário.

Ele fornece informações sobre o tempo desde a compra até o efetivo pagamento das peças.

Esses dados são importantes para o planejamento financeiro da indústria do vestuário, sobretudo depois de crises econômicas como a causada pelos efeitos do coronavírus, que afetou diretamente à indústria do vestuário e que exigirá um planejamento financeiro preciso para lidar com as perdas.

5. Indicador de liquidez

É a métrica da capacidade de pagamento da indústria de vestuário em relação às obrigações com funcionários e fornecedores.

Quanto mais rápido à indústria consegue fazer os pagamentos, maior a liquidez.

6. Indicadores da cadeia de suprimentos

À indústria de vestuário precisa de indicadores que demonstrem o desempenho das operações de logística e das cadeias de suprimentos existentes.

É fundamental saber como os processos de produção estão se desenvolvendo, a relação com seus fornecedores, o tempo médio de abastecimento de matérias primas para os produtos têxteis, etc.

7. Indicador de utilização da capacidade instalada

Esse indicador tem função similar à do indicador de inatividade, mas com a lógica oposta.

Existe uma projeção da capacidade máxima de produção da indústria, e o indicador de utilização mede o quanto da capacidade instalada na indústria de vestuário está sendo utilizada.

Esse indicador é importante para encontrar pontos ociosos e identificar como melhorar a produtividade da indústria de vestuário a partir do melhor uso dos equipamentos.

8. Indicador de qualidade

Mede a percepção do cliente sobre o produto, seja com um pós-venda qualitativo ou quantitativo.

Deve ser analisado de acordo com o atendimento a requisitos dos clientes, sendo uma média de erros e falhas em relação à produção total da indústria de vestuário.

9. Ticket Médio

É a quantidade média gasta por um cliente específico em um determinado período de tempo.

Permite fazer prospecções sobre a necessidade do aumento do número de vendas, o melhoramento do relacionamento com o cliente e do pós-venda, além da possibilidade de fazer ofertas personalizadas de acordo com os itens e quantitativos anteriormente comprados por clientes específicos.

10. Margem de contribuição por produto

Sobretudo no momento atual de contenção de gastos, é importante saber exatamente qual é a margem de lucro obtida em cada item vendido.

Ao se produzir um lote de itens de vestuário, à indústria precisa saber detalhadamente quanto foi gasto e qual é o lucro que terá com esses itens para focar a sua produção nas peças que mais valham a pena.

Como utilizar os indicadores de desempenho a seu favor?

Para que os indicadores de desempenho apresentem todas as suas vantagens, eles devem seguir um determinado padrão.

Esses indicadores devem seguir um plano de ação específico e estratégico que vai possibilitar correções e melhorias em sua indústria de vestuário.

Eles devem ser indicadores com dados precisos e convertidos em relatórios úteis para o processo de tomada de decisão da indústria de vestuário, embasando as mudanças necessárias, inclusive.

Como a tecnologia pode te ajudar

Soluções tecnológicas como a Produtec ajudam a sua indústria de vestuário a ter indicadores precisos e relatórios úteis de gestão empresarial.

Com os dados realistas que são transformados em relatórios inteligentes, seu processo decisório e toda a gestão de indústria de vestuário será mais rápida e eficiente.

À empresa é altamente especializada para atender todas as demandas específicas da indústria de vestuário.

Além disso, com os relatórios inteligentes e métricas claras e visualmente mais úteis, você terá total controle da gestão de sua empresa.

Conheça a Produtec e melhore a sua gestão empresarial agora mesmo. Clique aqui para conhecer mais.

Continue lendo

mais notícias