fbpx

Dicas de gestão para confecção de roupas!

“Para ser insubstituível, é preciso sempre ser diferente”

Essa célebre frase dita, por ninguém mais ninguém menos, que Coco Chanel, um dos maiores ícones da moda e que sempre deu ênfase para a confecção de roupas femininas confortáveis, encaixa-se perfeitamente quando tratamos da gestão para confecção de roupas.

Num cenário onde a concorrência, tanto nacional quanto internacional, é extremamente acirrada, ter uma boa gestão pode ser o diferencial que sua empresa precisa para ser insubstituível e estar a frente no mercado, visto que, com certeza esse é o maior dos desafios!

Mas acompanhado dele, vem outros desafios que podem acabar sendo “uma pedra no sapato” quando se trata de gerir e se posicionar no segmento de confecção de roupas.

E neste artigo abordaremos alguns desses desafios, a importância de ser ter uma boa gestão, a fim de estabelecer uma gestão humanizada, como também, assegurando-se disso a partir do uso de um software ERP de qualidade.

Continue lendo e entenda melhor! 

🟠Desafios da indústria da confecção.

É evidente que a indústria do vestuário no país é um setor de grandes oportunidades, mas também grandes desafios, principalmente no que diz respeito a conseguir e se manter competitivo, num cenário de concorrência nacional e internacional, e trata-se do primeiro desafio.

O segundo desafio é a sustentabilidade, essas é umas das pautas recorrentes ao setor, já que cada vez mais as pessoas buscam por roupas mais duráveis e com materiais eco-friendly, e isso pode ser um diferencial da sua marca!

Atrelado ao anterior, o terceiro desafio, está a questão da criatividade, inovação e design. É imprescindível que o seu cliente seja apaixonado pela marca tanto quanto você e por isso detalhes assim podem ser um diferencial da sua empresa num mercado tão competitivo.

Quarto desafio, integração do sistema numa empresa de confecção, visto que, a Indústria 4.0 está começando a ser a nova realidade do setor, principalmente por possibilitar a redução de desperdícios, aumentar a produtividade, analisar dados, produção compartilhada entre outros benefícios, e um bom ERP pode contribuir e muito para tudo isso!

O quinto e último desafio, mas não menos importante, são os funcionários! Eles são peças fundamentais para o seu negócio ter um bom desempenho, e por isso devem ser muito bem qualificados, desde a costureira até os gestores.

🟠A importância de uma boa gestão.

Identificando quais são os desafios no setor de confecção de roupas, é primordial ter um planejamento estratégico para solucionar as questões apontadas, e para isso a resposta é: tenha uma boa gestão!

Ter uma boa gestão, com toda certeza, fará total diferença para o seu negócio! E destacamos dois pontos importantes quando trata-se de uma boa gestão, que são: humanização e tecnologia.

Pensar numa gestão humanizada é ter consciência que a sua empresa é feita de pessoas para pessoa! É entender as necessidades da sua equipe, investir nela, além disso, estimular cada vez mais para que sejam participativos, proativos, criativos e motivados.

O outro ponto trata-se da tecnologia, use-a ao seu favor! Ter um sistema integrado de gestão empresarial pode facilitar os processos administrativos e de produção, tornando o trabalho da sua equipe muito mais fluído, eficiente e com mais qualidade.

A gestão é importante e fundamental, para que se tenha uma boa coordenação em todos os aspectos, humanos e tecnológicos, que envolvem a sua confecção de roupas!

🟠Dicas de gestão para confecção de roupas.

A pergunta que fica é…

Quais são os passos para se ter uma boa gestão?

E para te ajudar, daremos algumas dicas de gestão que são cruciais, tanto para uma grande empresa, quanto para um pequeno negócio. Anote aí!

🔸 Planeje-se: Esse definitivamente é o primeiro passo que deve tomar antes de qualquer decisão, seja para abrir seu negócio, seja para tomar decisões no futuro, tenha tudo bem definido e estabelecido.

Tenha um plano de negócios, com planejamento de curto, médio e longo prazo, tudo isso baseado no que a sua empresa tem a oferecer para o setor e na missão do que faz ela ser o que é.

Atente-se, principalmente ao segmento e ao público-alvo que deseja focar e quais são as suas necessidades.

🔸 Controle contábil e produção: Gestão é saber gerenciar todos os setores da sua empresa, e como já dissemos, a indústria 4.0 veio para aprimorar e facilitar o trabalho desse setor!

Ter um sistema de ERP integrará e simplificará todos os processos, de preferência na produção, como produção por fase, previsão de entrega, índice de conserto, além de, controle de faturamento, nota fiscal entre outras coisas.

🔸 Capacite seus funcionários: Ter uma equipe bem capacitada, qualificada e atualizada com os assuntos, tendências e conectada com o seu público-alvo, com certeza, fará toda a diferença para destacar a sua confecção de roupas!

🔸 Fornecedores: Este é outro ponto crucial para seu negócio de confecção de roupas, seus fornecedores precisam ser de confiança, já que dependerá de outros e é preciso assegurar que tenha todos os materiais necessários para a fabricação das peças.

Ponto importantíssimo para garantir que não deixará seus clientes sem receber os pedidos.

Conseguiu entender como ter uma boa gestão pode te ajudar solucionar os desafios que o setor de confecção de roupas apresenta?! 

🟠Garanta a gestão de qualidade de sua confecção de roupas.

E para estar mais preparado para os desafios da indústria, garantir uma gestão de qualidade e aumentar a produtividade do seu negócio, você pode contar com o software de gestão para indústria do vestuário da Produtec, que é especialista no mercado de tecnologia desse segmento!

Além disso, o Produtivo é o software perfeito para administrar as remessas e retornos de uma pequena facção.

O sistema facilita a organização das operações e a ter controle eficiente de seus faturamentos, além de ter uma interface fácil de usar, rodando em ambiente nas nuvens, criado para simplificar a administração e integrar todo o seu negócio de confecção de roupas. 

E faça disso o diferencial da sua gestão!

Continue lendo

mais notícias