fbpx

Conheça o Lean Manufacturing e saiba como esse processo pode beneficiar a Indústria de Vestuário.

Lean Manufacturing. Obtenha novas perspectivas para a sua gestão conhecendo a metodologia Lean Manufacturing, insira a tecnologia no processo de produção de sua indústria de vestuário e colha os inúmeros benefícios que a automação pode lhe proporcionar.

🟣 Introdução

A automação da produção, nas indústrias do segmento de vestuário, tem tornado os processos da linha de produção muito mais assertivos, ágeis e práticos.

Aspectos que geram muito mais vantagens em competitividade, para as empresas no mercado e mais visibilidade para as marcas.

Junto disso, é necessária a aplicação de uma estratégia de gerenciamento inteligente, para que a sua confecção se desenvolva cada vez melhor.

Neste artigo, conheça a metodologia Lean Manufacturing e entenda como a tecnologia, atrelada à automação, pode direcionar sua indústria no caminho do sucesso!

🟣 Saiba o que é Lean Manufacturing

Lean Manufacturing trata-se de uma metodologia de produção industrial enxuta, desenvolvida pela Toyota, no Japão, no ano de 1950.

Tem, como objetivo principal, fazer a entrega de uma grande quantidade e valor, utilizando o mínimo de recursos possível, proporcionando, também, a redução de desperdícios, a alta produção e a agilidade nos processos.

O desperdício, ocorrente nas produções de vestuário, engloba atividades que necessitam de ajustes e maior planejamento para que estes desperdícios sejam minimizados cada vez mais.

Por este motivo, ações de produção desestruturadas são completamente vetadas pelo Lean Manufacturing que, além disso, através de sua filosofia, influencia a forma de pensar e agir internamente na prevenção ao desperdício, desde a gestão até aos colaboradores das empresas.

Essa metodologia foi elaborada após um período muito difícil: a Segunda Guerra Mundial, evento que devastou a economia japonesa.

Na época, sua criação foi uma imensa inovação, que permitia produção em massa das indústrias de diversos segmentos.

🟣 Conheça os principais objetivos do processo Lean Manufacturing

O seu principal objetivo é a redução dos custos de produção, o que gera, consequentemente, o aumento de lucratividade.

Tendo em vista que, todo cliente tem liberdade para optar por qual produto ou serviço adquirir, mediante uma análise de preço e valor dos produtos que cabem em seu orçamento.

O cliente, portanto, pode analisar a concorrência e definir o quanto está disposto a pagar por aquele produto. Pensando neste cenário, o fator mais alcançável é o custo: quanto menor ele for, mais atrativo ele é para o consumidor e melhor serão os lucros da indústria.

O Lean Manufacturing deve ser implementado na cultura organizacional da indústria, o que implicará na criação de processos, que irão identificar os desperdícios de produção e gerar oportunidades pra minimizar estes desperdícios.

Essa metodologia visa obter melhoria contínua nos processos de produção, onde os mesmos são analisados constantemente, em busca de resultados cada vez melhores, funcionando como um ciclo.

Outro objetivo é a alta capacidade produtiva, que está diretamente ligada com a agilidade da indústria, gerando uma maior capacidade de produção.

Com o Lean, outro objetivo que podemos citar é a melhoria no ambiente de trabalho da indústria.

Esse método garante o incentivo dos valores éticos e humanos, aplicados de forma bem clara, o que ajuda a reduzir o afastamento de colaboradores por doenças e/ou acidentes, por exemplo.

🟣 Benefícios do Lean Manufacturing

Processos eficientes: Diz respeito à facilitação da rotina de trabalho de forma padronizada, agregando eficiência e autonomia para o trabalho em equipe, compreendendo como proceder, quando ocorrerem falhas nas atividades.

Desenvolve uma equipe consciente, capaz de tomar decisões baseadas nos padrões do sistema.

Gestão simples: Com as etapas de produção padronizadas, conquista-se mais organização e alinhamento dos colaboradores com as metodologias da sua confecção.

Visualização da gestão: Aplicando o Lean Manufacturing, os gerentes de cada setor da sua indústria de vestuário têm a possibilidade de identificar problemas na produção, podendo corrigi-los com facilidade, evitando falhas que impactem no resultado final das suas peças.

Aumento da qualidade: Um dos principais benefícios do Lean Manufacturing é conseguir aumentar a qualidade do desempenho das etapas produtivas.

Esse ponto, abrange tanto a qualidade de execução do trabalho pelos colaboradores, quanto a qualidade do próprio produto final.

Falhas eliminadas dos processos produtivos: Visto que o Lean Manufacturing possibilita a fácil identificação dos problemas e falhas ocorrentes, as equipes conseguem trabalhar diretamente nos pontos que devem ser corrigidos, tornando os resultados muito mais eficientes.

Maior rendimento utilizando menos pessoas: O Lean Manufacturing faz com que as equipes da confecção reorganizem suas etapas de trabalho e identifiquem os aspectos indispensáveis, que podem trazer economia de tempo e agilidade, desde o corte de tecidos à montagem de peças, ou, até mesmo, no momento de decidir contratar uma facção terceirizada para realizar uma parcela da produção.

Desta maneira, é possível aplicar o trabalho dos colaboradores em funções melhores aproveitadas e mais necessárias.

🟣 Princípios do Lean Manufacturing

️ Valor: Aqui entra a importância de agregar valor para seus clientes. Analisar o quanto o cliente está disposto a pagar pelos seus produtos e maximizar esta produção. Os fatores que não agregarem valor, devem ser desconsiderados.

◾️ Fluxo gerado pelo valor: Alguns pontos devem ser levados em consideração como, por exemplo, o fluxo de material que, a partir do processo de Lean Manufacturing, os produtos são movimentados para etapas capazes de criar valor.

️ Fluxo de informações: Os colaboradores devem saber das necessidades do cliente e, em cima disso, fazer uma gestão com o objetivo de resolver problemas.

️ Fluxos de pessoas: Este princípio é relacionado ao trabalho reproduzível do funcionário, onde o mesmo consegue aplicar atividades que criam valor para outras etapas da confecção.

️ Fluxo trabalhado de forma contínua: Trata-se da capacidade de produção, sem interrupções, permitindo atender às necessidades dos clientes, com mais agilidade.

◾️ Produção eficiente: Aqui, as peças são produzidas apenas quando há demanda, tornando irrelevante grandes volumes de estoque, trazendo economia para a sua indústria de vestuário, direcionando tudo o que foi produzido, diretamente para os pontos de venda.

◾️ Resultado satisfatório: Garantir que a redução dos desperdícios – seja no corte de tecidos, no tingimento, na lavagem das peças, etc. – jamais afete na qualidade dos produtos produzidos para que, dessa forma, o valor que a indústria oferece ao cliente, não seja impactado.

💡 Lean Manufacturing aliado à tecnologia: Atuação na Indústria de Vestuário💡

Para você Gestor de Indústria de Vestuário, que deseja fazer o acompanhamento da quantificação, entradas e saídas de remessas de peças, estejam elas em andamento, finalizadas ou até mesmo no início da confecção, o nosso sistema PRODUTIVO é a solução perfeita para atender todas as suas necessidades!

Utilizando o PRODUTIVO, além de obter maior controle sobre peças enviadas e retornadas de cada etapa da produção das facções, você diminui de forma significativa a margem de erros, perdas e falhas em sua produção.

Com o Sistema PRODUTIVO, é possível acompanhar:

– A quantidade diária de produção;

– A quantificação de lucros;

– O cálculo do déficit de faturamento para pagamentos de preços fixos;

– E o cálculo da quantidade a ser produzida.

Um dos diferenciais do nosso sistema é o controle preciso e eficiente da Emissão de Notas Fiscais, das Notas de Retorno e das Notas de Cobrança, emitidas diariamente.

Através do nosso software, você consegue realizar o recebimento automático das notas emitidas e ainda visualizar os detalhes da emissão.

O PRODUTIVO segmenta e programa todas as etapas, do início ao fim da produção de peças, organizando os processos em: itens, pedidos, acabados, inacabados, materiais, remessas, ordens e retornos.

Ainda é possível fazer o acompanhamento do sistema de entrega e visualizar os dados, através de gráficos (dashboards) elaborados automaticamente pelo software.

O PRODUTIVO sana a sua dor de cabeça na hora de emitir Notas Fiscais, controla e acompanha toda sua produção de vestuário!

Não perca mais tempo e solicite AGORA MESMO uma demonstração gratuita do nosso sistema, clicando no botão abaixo:


Receba todos estes benefícios e muito mais!

Clique na imagem acima e siga-nos nas redes sociais.

Continue lendo

mais notícias