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A transformação digital e a evolução da indústria da moda no Brasil.

Keywords: Indústria da moda

Entenda a importância da evolução digital para o mercado da moda e como a inovação que a tecnologia proporciona pode beneficiar o seu negócio.

🟡 Introdução

Durante a leitura deste artigo, você entenderá como a evolução digital influenciou e beneficiou a indústria da moda.

Aqui, você saberá qual é a necessidade da automatização dos processos para a melhoria da produção, quais foram as transformações, em termos digitais, dentro do segmento do vestuário e como você, gestor industrial, pode adotar a tecnologia para a sua indústria e obter excelentes resultados.

🟡 Evolução da indústria da moda no Brasil

Tudo começou em meados de 1900 e 1925. Nesse período, a indústria de trajes e vestimentas passou por mudanças na área da confecção das peças, que antes eram produzidas de maneira 100%¨manual, evoluindo de forma gradativa para a fabricação industrializada.

Entre 1940 e 1950, a indústria de vestuário foi grandemente influenciada pela prática da engenharia industrial e pelos seus procedimentos, descobertas e estratégias engenhosas.

Por meio desta ciência, surgiram os primeiros maquinários, que começaram a auxiliar a mão de obra humana, tornando possível a produção de peças por etapas e em maior escala.

Com o passar do tempo, as fábricas foram aderindo a novos métodos científicos para a solução de problemas pontuais, dentro de cada indústria de vestuário.

A partir daí, surgiu a necessidade de haver um maior controle de toda a vasta produção existente, contendo planejamentos e cronogramas, onde o uso das máquinas nas indústrias tornou-se enraizado e fundamental.

Os fabricantes, na época, contaram com a engenharia para desenvolver máquinas de costura, corte, bordado e outras, cada vez mais ágeis e eficazes, visando o aumento e a melhoria da produção das peças de roupas.

Isso evidencia que a inovação e a tecnologia sempre foram sinônimas de aumento de produtividade e de lucratividade.

🟡 A necessidade da automação na indústria de vestuário

A automação dos processos industriais de confecção de vestuário, tornou-se uma questão de sobrevivência para manter-se competitivo no mercado da moda.

As transformações, ao longo das décadas, fizeram com que o uso de maquinários nas linhas de produção exigisse um controle para acompanhamento de desempenho e produtividade.

Assim, a tecnologia foi se adequando cada vez mais no segmento, trazendo à tona a indústria 4.0.

Todas as indústrias, com foco total em vestuário, que se adequaram a essa quarta geração, têm colhido inúmeros benefícios proporcionados pela tecnologia.

A automatização dos processos de confecção tem sido essencial para a produção de inúmeros tipos de vestimentas, dentro das indústrias.

Trouxe, a modernização dos processos, a adequação das tendências do segmento da moda, além de vantagens que colaboram com uma lucratividade muito maior.

A margem de erros foi diminuída grandemente, pois, com os processos automáticos, não existem erros humanos.

Dessa maneira, o risco de grandes falhas é bem menor, devido à padronização de tarefas que a automação proporciona, além dos desperdícios que também acabam sendo evitados, devido ao grande aproveitamento da matéria e dos insumos utilizados na produção de roupas.

A automação, tornou as etapas de confecção mais flexíveis e organizou os métodos de forma ainda mais inteligente, além de trazer muito mais autonomia na fabricação das peças, pela fácil detecção de problemas, facilidade da resolução e segurança de dados e informações.

Os custos operacionais também foram diminuídos, houve melhoria no posicionamento das indústrias de vestuário no mercado, devido ao grande aumento da produtividade.

🟡 Principais inovações tecnológicas na indústria da moda

A indústria de vestuário foi uma das mais beneficiadas com a transformação digital, pois atualmente, existe a possibilidade de se obter o controle de todos os setores da fábrica, por meio de conhecimentos científicos, utilização de novos materiais, hibridização de serviços, técnicas de gestão inovadoras, entre outros.

Uma das maiores vantagens tecnológicas dentro da indústria de vestuário é, justamente, poder evitar o desperdício em excesso na produção, tanto de insumos e matéria-prima, quanto de tempo nos processos que, com a automatização, as tarefas que são executadas na linha de produção estão muito mais dinâmicas, ágeis e eficientes, resultando na melhoria da qualidade de cada peça de roupa e também no dia a dia da equipe de colaboradores.

Graças à integração da indústria de vestimentas com o digital, houve melhorias também no desenvolvimento das peças.

A implementação de softwares de gestão tem possibilitado o alcance de maiores resultados, devido ao acesso rápido e fácil de dados e informações dos setores, que podem ser facilmente controlados por um sistema como este, facilitando o acompanhamento da performance das máquinas e até dos funcionários.

🟡 Transformações digitais no segmento da moda

🔹Controle de produção: ao controlar a produção das coleções você, gestor industrial, poderá prever com facilidade e autonomia a presença de possíveis falhas, ganhando bastante tempo na hora da resolução de problemas.

Esses dados e informações são essenciais, pois, são pautados em cima de fatos e não de hipóteses.

Além de tudo isso, com o controle de produção, ainda é possível saber a quantidade exata de peças confeccionadas, saber a quantidade que ainda existe em espera para ser produzido, evitar atrasos, retrabalho, correções, prevenir-se das perdas, fazer alinhamento de cronogramas de pedidos e ainda fazer o acompanhamento de recursos ociosos, que podem gerar um custo desnecessário para o seu negócio, podendo fazer ajustes baseados nos resultados das performances.

🔹 Controle de insumos e matéria-prima: para realizar o controle de matéria-prima e insumos é necessário criar uma ficha técnica onde é especificado todos os tecidos utilizados, aviamentos, entre outros materiais para produzir as peças por completo.

Feito isso, você consegue calcular a demanda exata para a confecção de determinada quantidade.

Dessa forma, a produção irá atender aos pedidos, sem a falta de material e irá evitar os desperdícios, mantendo em seu estoque apenas o que será utilizado para as produções que já estão firmadas.

🔹 Lançamento de obrigações fiscais: a forma de estar em dia com as obrigações fiscais, com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), também foi digitalizada.

A parte fiscal da indústria e até das facções toma muito temo por ser um processo burocrático e muito trabalhoso, além do cuidado que deve haver com todos os prazos e com as diferenças existentes das obrigações fiscais, que variam de estado para estado.

Além disso, existe a necessidade do controle das notas que são provenientes dos lotes enviados para terceiros (facções) que, depois, retornam para dentro da indústria.

Para você industrial, que deseja emitir suas notas fiscais de forma automática sem perda de tempo e preocupações, recomendamos o uso de um sistema que otimiza a emissão de notas fiscais e acompanha a produção dos lotes e registros fiscais das facções contratadas.

Para conhecer esse controlador de emissões fiscais para remessas de vestuário, basta clicar na imagem a seguir:

Indústria da moda

🟡 Continue evoluindo com a era digital

Neste artigo, vimos a importância da era digital para a melhoria e desenvolvimento de sua indústria de vestuário!

Você pôde também, entender a evolução no segmento de confecção de roupas e como a automação trouxe diversos benefícios, em questão de qualidade, vasto aumento da produtividade e até facilitação no setor fiscal, que por tanto tempo foi a causa grandes dores de cabeça por parte dos gestores, no momento realizar o controle fiscal das produções.

Utilizando um sistema eficaz e ágil, sua emissão de notas e controle de itens produzidos e enviados, serão feitos de forma automática, muito mais veloz e segura.

O digital realmente é capaz de transformar todas as áreas e o segmento da indústria de vestuário foi um dos mais beneficiados com esta evolução!

Invista você também no digital para a sua indústria da moda, alcance destaque no mercado.

Caminhe junto com a inovação e obtenha resultados cada vez melhores ao lançar suas coleções dentro do mercado.

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